Previous Next

2º SÁBADO DE AGOSTO: Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue em Palmas

Neste sábado, 8, é comemorado em Palmas o Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue. A Lei nº 2.384/18 de autoria do vereador Filipe Martins (PSDB) instituiu a data no município quando foi sancionada pela Prefeitura de Palmas. O objetivo é homenagear e conscientizar a população sobre a importância da doação.

Uma reportagem recente mostra que os Hemocentros do Tocantins necessitam com urgência de doações de sangue e que o abastecimento de todas as tipagens sanguíneas apresentam índices alarmantes.

“Hoje é dia de agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e convidar novas pessoas a praticarem este ato tão importante solidariedade. Toda sociedade pode ajudar e nesse momento de pandemia essa necessidade se torna mais evidente”, lembra Martins.

Critérios


Para ser um doador é necessário apresentar documento com foto emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos de idade e estar em dia com a saúde, entre outros.

 



Razões para doar sangue com frequência

1. Uma doação de sangue pode salvar até 4 vidas
Uma bolsa de sangue é equivalente a 450 ml doados, ela pode ser usada em até quatro pessoas. Quando doado, o sangue ainda passa por uma examinação para saber se não existe nenhuma doença presente.
Apesar de ser um ato simples, essa ação ajuda diversas pessoas que estão precisando de sangue nos hospitais.

2. O doador tem direito a um dia de folga no trabalho
Talvez você não saiba, mas quem é doador de sangue tem direito a um dia de folga do trabalho. Ou seja, aqueles que doam sangue têm um dia descanso, essa folga é dada a cada 12 meses trabalhados, mas é preciso comprovar a doação. Esse direito está amparado pela lei, que está de acordo com os termos previstos no Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho).

3. Não há risco de contrair doenças na doação de sangue
Algumas pessoas têm receio de fazer a doação, pois temem por contrair alguma doença durante o processo. Isso é considerado uma dúvida bastante frequente entre as pessoas, mas pode ficar tranquilo porque esse é um procedimento rápido e seguro.

O material que é utilizado na doação de sangue é esterilizado e descartado. Dessa forma, não há risco de contrair qualquer tipo de doença durante os procedimentos.

4. Seu organismo repõe rapidamente o sangue doado
“Mas se eu doar vou ficar sem sangue no organismo?” Claro que não! Assim que a doação de sangue é feita, em 24 horas seu organismo repõe o sangue que foi doado.

O ser humano adulto, seja masculino ou feminino, possui em média 5 litros de sangue no corpo. Normalmente, são coletados 450 ml de sangue durante o processo, ou seja, menos de 10% é retirado do organismo. Além disso, o volume de sangue é reposto em um dia.

5- A doação de sangue não faz ninguém engordar ou emagrecer
A doação de sangue não interfere em nada no peso do doador. A quantidade de sangue retirada é de 450ml, isso não reduz e nem aumenta o peso da pessoa. É apenas um mito.

6. Ajudar outras pessoas faz bem para você também
Doar sangue é uma opção voluntária e altruísta. Tanto quem recebe quanto quem doa sangue é beneficiado. Pois afeta positivamente o autor dessa solidariedade.