Vereador Filipe Martins prestigia Sessão Solene em homenagem aos pioneiros de Palmas

  • Compartilhe:

Encontros e homenagens marcaram a Sessão Solene dos Pioneiros de Palmas, que aconteceu na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, 18. A solenidade contou com a presença de autoridades e diversos pioneiros, entre eles, a presidente da Associação dos Pioneiros de Palmas, Professora Luara Aquino, o pastor Amarildo Martins da Silva e o Senador Eduardo Gomes (MDB).

O vereador Filipe Martins (PSDB) participou da solenidade e entregou o certificado de pioneiro ao senhor Isac de Sousa Mendes, que chegou a Palmas em 1989, vindo de Teresina (PI).  Na época, Mendes trabalhou na Companhia de Desenvolvimento do Estado do Tocantins - CODETINS e em 1992 assumiu o concurso público no Tribunal de Contas, onde trabalhou até se aposentar, prestando um relevante serviço à cidade de Palmas e ao Tocantins. 

“Com muita alegria homenageamos esses homens e mulheres que ajudaram a construir a história da nossa cidade. Pessoas de coragem, que enfrentaram as dificuldades, os desafios e fizeram história. Em nome desses, homenageamos todos que tem uma trajetória em Palmas e no Tocantins”, disse o vereador Filipe Martins.

Também prestigiou a solenidade e foi homenageado, o pastor Amarildo Martins da Silva, que é o presidente das Assembleias de Deus Nação Madureira em Palmas e presidente da Convenção Estadual dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus Ministério de Madureira nos Estados do Tocantins e Maranhão – CONEMAD-TO/MA. Pastor Amarildo chegou ao Tocantins como um de seus pioneiros e, ao longo dos anos, contribuiu com o desenvolvimento de Palmas e doTocantins ao desempenhar diversas funções, como técnico em contabilidade, empresário, gestor público, capelão, fundador e dirigente de associação beneficente, vereador, deputado federal e secretário estadual.

Em seu discurso, pastor Amarildo agradeceu os pioneiros, mas fez questão de enaltecer a trajetória do ex- Governador José Wilson Siqueira Campos que “com os seus olhos de visionário, pôde entender e saber das dificuldades do Norte Goiano, mormente à margem direita do rio Tocantins”.

“Em meu nome, em nome dos meus filhos, da minha família, a igreja que represento- a Convenção do Tocantins, Maranhão e Convenção Mundial das Assembleias de Deus- fica minha palavra de gratidão, que de forma direta ou indireta ele é o autor dessa festa. Se ele não tivesse passado por aqueles momentos, não teríamos essa cidade, esse estado. Agradeço as homenagens prestadas a mim e transfiro ao Governador Siqueira Campos”, frisou. 

Também foram homenageados na sessão: Pastor Ivan Carlos Augusto da Fonseca, Isac de Sousa Mendes, Loamir Barbosa Lima, Napoleão de Sousa Luz, Maria Felix da Silva, Geosafá Machado Barbosa, Warner Camargo Macedo Pires, José Rodrigues Lima Filho, Fabiano Roberto Matos do Vale Filho, Marcílei Ferreira da Silva, Dr. Pedro Curcino de Oliveira, Maria Onete Alves Jorge, Sandoval Carmo Arantes, Antônio Filho Silva e Henrique Lázaro Lopes Cardoso. A sessão foi proposta pelo vereador Eudes Assis (PSDB.