Aprovados PLs de Filipe Martins que concedem Título de Cidadão Palmense a Reverendos da Igreja Presbiteriana

  • Compartilhe:

Nesta terça-feira, 16/11, foram aprovados os Projetos de Lei que concedem Título de Cidadão Palmense aos Ministros do Evangelho, Reverendos Eurípedes Flogêncio de Souza e Lourival Luiz do Prado.  Eles fazem parte do quadro de pastores sênior da Igreja Presbiteriana do Brasil no estado do Tocantins e residem em Palmas.

O objetivo é homenageá-los pelos serviços prestados à cidade de Palmas desde os primórdios da criação e consolidação da capital.  Os PLs nº. 75, DE 25.08.2020 e nº. 76, DE 25.08.2020 foram aprovados nos dois turnos de votação.

“Apresentei essa solicitação e agora tivemos a oportunidade de vê-los aprovados. É com muita honra e alegria que vamos homenagear esses nobres homens de Deus, que têm uma vida  de dedicação,  amor e serviço prestado ao reino de Deus”, disse Martins.

Reverendo Eurípedes Flogêncio

O Reverendo Eurípedes Flogêncio de Souza veio para Palmas/TO em janeiro de 1995, trabalhando como um dos missionários pioneiros do Presbiterianismo na capital. Permaneceu como plantador de Igrejas pela JMN até o ano 2002, porém apaixonado pelo estado do Tocantins, continuou vivendo e trabalhando através do pastoreio de vidas em nossa querida capital até os dias atuais. 

Quando em Palmas chegou, enfrentou todos os desafios existentes em uma capital recém-iniciada, em construção. Sempre preocupado em servir por meio do amor que vem do alto, trabalhou com evangelismo, capelania estudantil (IPES - Instituto Presbiteriano Educacional e Social), plantação de Igrejas, aconselhamento espiritual, cuidando de vidas em múltiplas formas e áreas. 

Sua vida de dedicação e entrega pelo próximo, nestes últimos 25 anos, aqui em Palmas, tem tocado graciosamente centenas de outras vidas, deixando assim um legado para sua família, Igreja e Estado. Sua incansável dedicação por ver cidadão do reino do Céu, exercendo sua plena cidadania, com justiça e paz no tempo presente, continuam em seu coração que agora bate um pouco mais cansado, com seus 73 anos de vida, aguardando o honroso título de jubilação pela sua denominação.

Reverendo Lourival Luiz do Prado

Reverendo Lourival Luiz do Prado, pastor presbiteriano, teólogo e licenciado em Educação Cristã pelo Seminário Presbiteriano de Recife-PE, pós graduado em Teologia Pastoral pelo Centro de Pós Graduação Andrew Jumper (Mackenzie-SP). No período de estudos atuou em comunidades carentes com serviço social e evangelização. Pioneiro em Palmas implantou a primeira Igreja Presbiteriana do Brasil em Palmas (208 Sul) de 1991 a 1994, tempos de maiores desafios em uma cidade em construção. Ocasião em que abriu campos missionários na 305 Norte, 706 Norte e Aureny IV. Retornou a Palmas em 2010, iniciando a Igreja Presbiteriana Palmas Sul, e em 2017 o campo missionário Palmas Oeste. Sempre amou essa cidade e buscou seu bem e desenvolvimento. Em 1980 decidiu vir de Goiânia-Go para estar nessa aventura na eventual criação desse estado e passou a morar em Paraíso do Norte-Go, nessa ocasião sua vocação pastoral ficou evidente, formado, pastoreou a Igreja Presbiteriana de Colinas de 1987-1990, quando abriu os campos missionários de Colmeia e Goianorte; Palmas de 1991-1994; Gurupi de 1995 a 1996, também como diretor do Colégio Presbiteriano de Gurupi e assistindo aos campos de Alvorada, Formoso do Araguaia e 2ª. Igreja Presbiteriana de Gurupi; Araguaína de 1996 a 2002, quando também organizou a 2ª. Igreja Presbiteriana de Araguaína abriu os campos de Bela Vista, Araguaína Sul e Eldorado. À nível nacional foi Secretário Executivo da Junta de Missões Nacionais da Igreja Presbiteriana do Brasil, abrindo e estruturando igrejas em todo o país. Por seis vezes foi o presidente do Presbitério do Tocantins, por sete vezes vice-presidente; por quatro vezes presidente de sínodo e presente em sete reuniões do Supremo Concílio da Igreja. Por onde anda deixa bons amigos e ovelhas pastoreados com sucesso. Mesmo de longo tempo enfrentando grave enfermidade no coração, sabe manter a alegria e trabalhar com afinco. Tem dois filhos, cinco netos e muito amor por Palmas e Tocantins. Sempre servindo a Deus com empenho e profunda dedicação